
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Circuito Vivo arte.mov em Porto Alegre

FILE 8 BIT GAME PEOPLE

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Pensamento ecológico com mestiça filosofia
Acompanho há anos o trabalho de Maja Kusmanovic que conheci no Invenção: pensando o futuro de 1998, evento organizado pelo Itaúcultural e o ISEA. Maja dirige o FoAm da Bélgica, grupo de arte e tecnologia que pesquisa instalações de interação Humano -Computador- Humano. Nos últimos anos seu envolvimento se dirigiu a pesquisa de arte, tecnologia e ecologia no Luminous Green . Parte da dissertação de mestrado de Silvia Regina Guadagnini, que orientei no PPGAV/UDESC, era sobre o trabalho do FoAM. Na qualificação a banca achou que seria melhor dedicar ao aprofundamento das instalações interativas dos artistas brasileiros Gilbertto Prado, Diana Domingues e o grupo SCIArts, e Silvia Guadagnini abandonou sua pesquisa sobre o FoAM. Participei do workshop do Luminous Green em Cingapura, que ocorreu no ISEA de 2008. Esta discussão tem sempre muitos aspectos sensíveis quando o agrupamento de pessoas de várias origens nos obriga a ver que há várias noções do que seja natureza. Como escreveu Lorenzo Mami no catálogo de Nuno Ramos da Bienal de Veneza de anos atrás, no Brasil a natureza longe de ser uma paisagem dócil e domesticada é ainda selvagem e ameaçadora. Há vários outros grupos relacionando a sustentabilidade à arte como o translocal ou o bricolabs.Os Bricolabs segundo Bronac Ferran tem sua origem no Metareciclagem de Felipe Fonseca.
sábado, 5 de dezembro de 2009
Um projeto tem sempre um longo percurso e várias colaborações
A instalação Mar Memorial Dinâmico é parte do projeto de pesquisa do CEART/UDESC “Visualização do Manguezal para a Plataforma Multiusuário Estação Carijós” coordenado por Yara Guasque desde março de 2007. As informações sobre o projeto concebido em 2005 como jogo de realidade mista que utiliza uma plataforma multiusuário e um sistema embarcado podem ser lidas no site que está online desde 2008 . Já em 2008 Silvia Guadagnini e eu, Yara Guasque, havíamos cogitado a instalação Mar Memorial Dinâmico com o uso de mapas, sensores de presença que disparassem após a interação do visitante os arquivos multimídia contidos no site. No primeiro semestre de 2009 a mesma foi projetada por Yara Guasque com a colaboração de Cristina Cardoso e Edgar Carneiro, que atualmente integram o grupo de pesquisa Telepresença em Ambientes Imersivos, Participativos e Interativos, GP Taipi, usando outras tecnologias. A interface da instalação exposta em 2009 em Santa Maria, RS e na ESPM, SP, usando Processing foi desenvolvida pelo grupo Udesc Física Computing hoje denominado MuSA.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Eduardo Kac na 30ª edição do Ars Electronica
O artista brasileiro Eduardo Kac recebeu a Golden Nica na categoria Arte Híbrida da 30ª edição do Ars Electronica, um dos festivais mais renomados dedicado à arte de vanguarda, à tecnologia e à sociedade. Kac apresentou a obra que ele chamou "Edunia", uma flor criada através de engenharia genética que é um híbrido do artista e Petunia. A Edunia de Kac expressa o ADN exclusivamente em suas veias vermelhas. A flor é um novo tipo de Petunia que Kac inventou e produziu através de biologia molecular. Ela tem veias vermelhas e pétalas cor de rosa. Um gene do artista é expresso em todas as células de suas veias vermelhas, isto é, o gene de Kac produz uma proteína somente na rede venosa da flor. O gene foi isolado é sequenciado a partir do sangue do artista. As pétalas cor de rosa, contra as quais as veias vermelhas são vistas, são evocativas do próprio tom de pele rosada de Kac. O resultado desta manipulação molecular é uma planta que cria a imagem viva de sangue humano correndo nas veias de uma flor. O gene que Kac selecionou de seu próprio genoma é responsável pela identificação de corpos estranhos. Ou seja, nesta obra, é precisamente aquilo que identifica e rejeita o outro que o artista integra no outro, criando assim uma nova espécie de ser que é parcialmente flor e parcialmente humano.
Assinar:
Postagens (Atom)